O Conselho Regional de Medicina de Minas gerais (CRMMG) recebeu em 6 e 7 de março o II Simpósio Conjunto da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG) e da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC), uma ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com quase 140 inscritos, entre cardiologistas, ginecologistas, residentes e acadêmicos de medicina, o evento foi uma oportunidade de estreitar relações entre as duas Sociedades e conversar sobre a Saúde da Mulher: onde a cardiologia e a ginecologia/obstetrícia se encontram.

Na SMC, a organização ficou a cargo do Comitê de Saúde da Mulher presidido por Juliana Rodrigues Soares, tendo como uma das entusiastas do Simpósio a ex-presidente do Comitê, Cláudia Maria Vilas Freire, idealizadora da primeira edição. Para Cláudia, a parceria SMC/SOGIMIG deu tão certo em 2019, que as duas instituições abraçaram este evento, repetindo o sucesso em 2020. O presidente da SMC, Henrique Patrus Mundim Pena, lembrou que cabe às Sociedades médicas transformar a ciência em qualidade assistencial. “Acredito que junto com a Ginecologia nós estamos fazendo isso, à medida que a ciência vai se especializando muito, temos que nos encontrar para trocar experiências sobre as nossas pacientes mulheres”, disse o presidente da SMC.

Doenças Cardiovasculares nas mulheres

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade das mulheres no Brasil, superando os cânceres de mama, ovário e endométrio. Hoje, 40% das vítimas de morte por doenças cardiovasculares são mulheres, sendo que há 50 anos, esse número se restringia a 10%. Para o presidente da SOGIMIG, Delzio Salgado Filho, a mudança do estilo de vida da população com sedentarismo, obesidade, tabagismo, aliada à jornada estressante das mulheres pode ter contribuído para esse aumento. “Por isso, eventos como esse, com uma excelente programação e palestrantes de peso, são de extrema importância para compartilhar nossas discussões com a cardiologia”, comentou o presidente da SOGIMIG.

As conferências, apresentação de casos clínicos, mesas de discussão do Simpósio Conjunto abordaram os temas complicações clínicas cardiovasculares e neurológicas das doenças hipertensivas da gravidez, riscos hematológicos do uso de hormônios femininos, mulher com insuficiência ovariana prematura, mulher na PM e tratamento não farmacológico da SGUPM.