No final de semana posterior ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, a Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC) realizou ações abertas ao público, em parceria com a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), no Mercado Central de Belo Horizonte, na Praça do Santuário, em Divinópolis, e na Praça Presidente Antônio Carlos, em Barbacena. Nas três cidades, centenas de pessoas foram atendidas por representantes da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG) e da Faculdade de Medicina de Barbacena.

Em Belo Horizonte, a ação foi realizada no sábado, dia 27 de abril. 365 pessoas puderam, além de aferir sua pressão arterial, receber orientações de acadêmicos da SAMMG sobre os cuidados necessários para prevenir a Hipertensão Arterial. O membro da Comissão de Prevenção da SMC, o cardiologista Eustáquio Guerino, explica que o público que esteve presente é muito diversificado. “Atendemos, entre outros grupos, hipertensos que já fazem acompanhamento médico adequado e aqueles que não tomam os cuidados necessários para controlar a doença”, diz.

Eustáquio ressalta que a ação é realizada anualmente com o objetivo de lembrar a população da importância de tomar as atitudes necessárias para prevenir a Hipertensão. “Apesar de o foco ser a pressão alta, também chamamos a atenção para outros fatores de risco, como obesidade e tabagismo, pois eles contribuem para o aparecimento de doenças cardiovasculares”, afirma.

A dona de casa Lourdes Fernandes Rodrigues e seu esposo, Dimas Lelo, aposentado, estavam passando pelo local e resolveram aproveitar a oportunidade para medir a pressão. Lourdes tem Hipertensão e toma medicamento para controlar a doença, além de praticar exercício físico e ir ao médico regularmente. Ela afirma que uma ação como essa é muito importante, pois possibilita que as pessoas recebam orientações e coloquem a prevenção em dia.

No dia 26 de abril, sábado, uma ação similar foi realizada em Barbacena. 92 moradores locais foram atendidos por alunos da Faculdade de Medicina de Barbacena, em parceria com a SMC. Os estudantes deram informações sobre prevenção e tratamento da Hipertensão e realizaram as medições necessárias.

Já no domingo, 28 de abril, a SMC também realizou uma campanha de prevenção em Divinópolis. Acadêmicos da SAMMG prestaram diversos serviços à população, como aferição de pressão, glicemia, medição de peso e circunferência abdominal e deram orientações a cerca de 200 pessoas sobre Hipertensão Arterial e hábitos saudáveis.

Notícias recomendadas