Nos dias 24 e 25 de maio, a Sociedade Mineira de Cardiologia realizou o 2º Simpósio Mineiro de Atualização: Ergometria, Reabilitação Cardíaca e Cardiologia do Esporte. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, localizada na capital mineira. Realizado pela Sociedade Mineira de Cardiologia, o Simpósio recebeu mais de 100 profissionais das áreas de Medicina, Fisioterapia e Educação Física.

As discussões que envolvem a saúde cardiológica esportiva ocorreram através de mesas redondas, análise de casos clínicos, mini-conferências e debates multidisciplinares com o público – além da participação de profissionais renomados da área. O evento foi coordenado pelos cardiologistas Maria Clara Noman Alencar, membro do Comitê de Ergometria da SMC, Luiz Guilherme Passaglia, membro do Grupo de Estudos Reabilitação da SBC, e Marconi Gomes da Silva, membro do Grupo de Estudos Cardiologia do Esporte da SMC. Para Maria Clara Noman, a integração das três áreas promovida pelo evento aproxima tanto cardiologistas quanto profissionais de áreas afins. “Devido à sua especificidade, o Simpósio facilitou muito o diálogo e o aprendizado entre médicos e não-médicos, auxiliando também na atuação mútua entre esses profissionais no mercado”.

Para Luiz Guilherme, assim como em 2018, o evento foi um sucesso tanto na presença de público quanto pela qualidade das palestras. “São eventos como esse que aproximam os médicos da boa prática, sempre embasada em evidências científicas e discussões acerca do julgamento clínico”, diz. Já Marconi Gomes destaca o valor da educação continuada para os profissionais de saúde. “Foi importante para o cardiologista clínico, por exemplo, para que ele se atualize e saiba lidar com um paciente que, após algum procedimento cardiológico, deseja retomar a atividade física, embora ainda inseguro; ou para lidar com atletas profissionais que possuem doenças graves e que também precisam de uma orientação específica para retornar às atividades de alto rendimento”.

Em fevereiro de 2019, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) atualizou a Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício, em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte (SBMEE). As recomendações surgem para incrementar medidas relacionadas ao suporte básico dado aos esportistas e atletas profissionais na área clínica, como a realização de exames e avaliações médicas. O novo documento pode ser encontrado no site da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Notícias recomendadas