A Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC) destaca a participação dos cardiologistas mineiros Marconi Gomes da Silva e Odilon Gariglio Alvarenga de Freitas na redação da Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardiovascular – 2020. O documento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), publicado na edição de maio de 2020 dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, reuniu mais de 20 pesquisadores de vários estados e aborda exclusivamente, assim como as diretrizes publicadas anteriormente sobre o tema, a intervenção com base na prática de exercícios físicos direcionadas aos pacientes com doenças cardiovasculares (DCV).

Na introdução da diretriz, os autores destacam que “está cientificamente comprovado, sendo algo incorporado ao senso comum, que ser fisicamente ativo contribui para preservar e recuperar a boa saúde do corpo e da mente” e que os efeitos favoráveis para a Reabilitação Cardiovascular (RCV) têm sido constantemente documentados. O texto aponta como deve ser a estrutura de um programa de RCV, as fases de reabilitação, o custo-efetividade da reabilitação cardiovascular, a RCV domiciliar e a integração entre tratamento clínico pleno das doenças cardiovasculares e a RCV.

Para Marconi Gomes, diretor de comunicação da SMC e um dos autores do documento, o conteúdo da Diretriz reflete a área de atuação de todos os autores. “Eles colocam em prática nos ambientes hospitalares, consultórios e centros de reabilitação cardiovascular o que existe de mais atual na Medicina Baseada em Evidências dentro da readaptação cardíaca dos pacientes cardiopatas para uma vida fisicamente ativa com mais segurança e longevidade livre de eventos”, finalizou.

Clique aqui e confira a Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardiovascular – 2020 na íntegra.

Notícias recomendadas