No sábado, 23 de maio, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realizou o Webinar Internacional sobre a Covid-19 e os vários aspectos relacionados à doença cardiovascular. O evento foi uma ação conjunta da SBC e do American College of Cardiology (ACC) – Texas, com a participação da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC). Quase 400 inscritos assistiram ao Webinar, que significou o início de uma importante parceria entre ACC-Texas e SMC.

Um dos responsáveis por essa iniciativa foi o cardiologista brasileiro Marcus Vinícius Bolivar Malaquias, governador do Capítulo Brasileiro do ACC e ex-presidente das Sociedades Brasileira e Mineira de Cardiologia. Bolivar, que atualmente mora em Boston, nos Estados Unidos, fazendo pós-doutorado na Brigham and Women’s Hospital/Harvard Medical School conta que a oportunidade de trocar experiências em tempos tão difíceis faz parte de um processo contínuo de atualização científica que influi diretamente na capacidade de salvar vidas.

Na entrevista abaixo, Bolivar fala um pouco mais sobre a parceria ACC-Texas e SMC.

O significou, na avaliação o senhor, o encontro promovido pelo Webinar Internacional da SBC sobre a Covid-19 e os vários aspectos relacionados à doença cardiovascular?

Mais que nunca, a velocidade da geração do conhecimento nos obriga a estarmos em contínuo processo de atualização científica para o exercício profissional de qualidade. Em saúde, a atualização do conhecimento influi diretamente em nossa capacidade de preservar e salvar vidas. A crescente globalização nos obriga a estarmos atentos com o que acontece em todo o planeta e nos adaptarmos rapidamente, mas ao mesmo tempo abre portas para o compartilhamento de profícuas experiências. A possibilidade de realizarmos eventos e reuniões à distância, por meio de ferramentas digitais, já mudou paradigmas na forma de nos comunicarmos. Na época em que fui presidente da SMC, depois do DHA/SBC e depois da própria SBC, sempre busquei ampliar a interação de nossas entidades com as sociedades científicas e universidades estrangeiras de ponta, assim como ampliar o diálogo com a comunidade. Agora no Capítulo Brasileiro do ACC, já iniciamos os projetos de parceria internacional com todo o empenho, aproveitando as facilidades das ferramentas digitais e a ligação com essa importante sociedade dos EUA, talvez a mais destacada de todo mundo em nossa especialidade. Como estou temporariamente residindo em Boston tenho tido a oportunidade de ampliar contatos com os cientistas daqui e de todos os grandes centros científicos internacionais que nos visitam pessoalmente ou à distância. Nosso desejo, que já é uma realidade, é fazer do Capítulo Brasileiro do ACC mais que uma simples representação internacional, mas uma ferramenta viva de difusão e compartilhamento de conhecimento e experiências.

Qual a importância desse encontro para a consolidação de uma parceria entre SBC, mais precisamente a SMC, e ACC-Texas? 

A parceria com o ACC Texas partiu de um convite daquela representação de reconhecida notoriedade. Como governador do Capítulo Brasileiro do ACC, entendi que seria uma boa oportunidade de estabelecermos a união com um estado do Brasil, uma vez que outras parcerias regionais deverão ser estabelecidas a partir dessa iniciativa pioneira. Juntamente com o também cardiologista mineiro, David Brasil, atual diretor de pesquisa e coordenador de relações internacionais da SBC, fizemos o convite à SMC, que igualmente se destaca pela qualidade da assistência e produção cientifica. Como todos puderam notar, a primeira reunião científica demonstrou a experiência de texanos e mineiros, comprovadamente de altíssimo nível científico.

E o que pode surgir desta parceria?

Acredito que seja uma ótima oportunidade para mineiros e texanos trocarem experiências e conhecimento, quem sabe estabelecerem vias de intercâmbio e visitação de especialistas e cientistas, publicações conjuntas e difusão dessas conquistas por meio do ACC e da SBC a todo o Brasil, EUA e o mundo. As possibilidades são infinitas.

No vídeo abaixo você confere o agradecimento do presidente da SMC, Henrique Patrus Mundim Pena, ao final do Webinar Internacional do dia 23/5. Ele fala sobre a importante parceria entre ACC-Texas e SMC que se iniciou naquele momento:

Para conferir o Webinar completo é só clicar aqui.

Notícias recomendadas