A interdisciplinaridade é característica marcante do evento que que é o mais importante sobre diabetes do país

Acontece entre os dias 25 e 28 de outubro, em Belo Horizonte, o XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes. O evento, mais importante encontro sobre diabetes do país, é sediado este ano no Centro de Convenções do Expominas com a participação dos mais renomados especialistas brasileiros. Com uma programação com diversas conferências, mesas-redondas, hot-topics, simpósios e encontros, o Congresso trata de todos os assuntos relacionados ao diabetes e suas comorbidades.

Este ano, o Congresso tem a cardiologia como um dos temas correlacionados “fazendo deste encontro nacional uma ferramenta de estimulo e catálise para impulsionar a formação médica e de profissionais de saúde para o tratamento do diabetes”. Como essa premissa, o evento conta com uma grade cientifica abordando os novos tratamentos para o diabetes, a obesidade e seus impactos na saúde cardiovascular e renal dos pacientes. 

O cardiologista e diretor de promoção de saúde cardiovascular da Sociedade Mineira de Cardiologia, Kleisson Antonio Pontes Maia lembra que  “o diabetes interfere de forma inequívoca no sistema cardiovascular. Aumenta a aterosclerose e, desta forma, a formação de placas de gorduras nas artérias o que aumenta o risco de infarto e AVC”. Kleisson Maia ainda afirma que “o diabetes é uma doença com consequências em vários sistemas e as principais causas de óbitos em pessoas que convivem com ele são as doenças cardiovasculares:  o infarto e o acidente vascular cerebral. É fundamental abordar a pessoa com diabetes em um contexto multidisciplinar e a cardiologia se insere totalmente nesta abordagem”.

Fazem parte das discussões os mais importantes médicos especialistas do coração que vão participar do Simpósio COMO MELHOR AVALIAR O RISCO CARDIOVASCULAR E PREDIZER DESFECHOS EM PACIENTES COM DIABETES? O QUE HÁ DE NOVO?, do SIMPÓSIO DA SOCIEDADE MINEIRA DE CARDIOLOGIA e das mesas-redondas com os temas os SEGREDOS DO CONTROLE CARDIOVASCULAR NO PACIENTE COM DIABETES e QUANDO AS COMPLICAÇÕES MICROVASCULARES FALAM AO CORAÇÃO.   

– Foto Sociedade Brasileira de Diabetes

Notícias recomendadas