A cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, recebeu nos dias 4 e 5 de outubro a primeira edição do Simpósio Regional Leste/Nordeste da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC). Dentro de uma política de regionalização dos eventos científicos da cardiologia mineira, a SMC e sua Regional Leste/Nordeste organizaram dois intensos dias de discussões sobre importantes temas, tais como fibrilação atrial, avaliação pré-participação esportiva e cardiopatia chagásica. Aproximadamente 60 cardiologistas e estudantes de medicina participaram do evento, que teve palestrantes da região e de outras cidades de Minas Gerais, incluindo os presidentes atual e eleito da SMC, Carlos Eduardo de Souza Miranda e Henrique Patrus Mundim Pena.

Para o presidente da Regional Leste/Nordeste, Admilson de Oliveira Terra, os cardiologistas da região sempre procuram aperfeiçoamento nos grandes centros, como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. “Mas estes eventos nos dão oportunidade de recebermos grandes profissionais, com experiências internacionais, sem termos que sair de nossa região”, diz. Para ele os pontos altos do Simpósio foram a interação da cardiologia clínica com outras especialidades e o apoio dos acadêmicos de medicina na realização do evento.  

Homenagens

O presidente da Regional também destaca as homenagens a dois importantes cardiologistas de Teófilo Otoni. Os médicos José Eduardo Regadas Nogueira (in memoriam), representado por sua família, e Suheil Salim Elauar foram agraciados com uma placa que simboliza o respeito e reconhecimento da SMC pelo trabalho desenvolvido por eles na região.

Admilson finaliza dizendo que o a presença da diretoria da SMC no evento valoriza o profissional do interior, melhorando a relação entre a Sociedade e os colegas cardiologistas, principalmente os sócios quites, que se sentem prestigiados com o Simpósio.

Notícias recomendadas