Em 14 de agosto é comemorado o Dia do Cardiologista, data do aniversário da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que em 2023 completa 80 anos de fundação. Além de celebrar e valorizar o especialista médico que cuida da saúde do coração, o dia é de reafirmar a importância da SBC para os brasileiros. Para isso, dois importantes prédios de Belo Horizonte foram iluminados com o azul, a cor da SBC: a sede da Associação Médica de Minas Gerais e o Mercado Central.

Maior Sociedade de Cardiologia Latino-americana e a terceira maior do mundo, a SBC foi fundada por um grupo de médicos liderados por Dante Pazzanese. Seus antigos e atuais diretores sempre trabalharam por uma Cardiologia forte, defendendo políticas públicas para o enfrentamento das doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Hoje, a SBC é gerida por um Conselho Administrativo, modelo de governança moderno em que um grupo formado por cardiologistas das várias Regionais brasileiras gere as ações da Sociedade. “Celebramos estes 80 anos mantendo o nosso olhar apontado para o futuro, comprometidos com a missão de ampliar o acesso e melhorar a qualidade assistencial cardiovascular para todos os brasileiros”, celebra o Conselho. O grupo finaliza o artigo em comemoração ao aniversário com a seguinte frase: “Os desafios do ponto de vista de saúde populacional, como vimos, são imensos. Mas, por sua vez, temos a certeza de que estamos preparados para cuidar, cada vez melhor, do coração dos brasileiros”.

Fotos: Gláucia Rodrigues

Notícias recomendadas