A Sociedade Mineira de Cardiologia e o Hospital das Clínicas da UFMG realizaram na última quinta-feira, dia 12/05, o Seminário Internacional Conjunto em Cardiologia: “Estratégias para melhorar o atendimento de pacientes que vivem com cardiopatias”. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Médicos do Estado de Minas Gerais e reuniu especialistas para debater temas de grande importância na abordagem das cardiopatias.

A moderação das mesas mesas foi realizada pelos cardiologistas Antonio Luiz Pinho Ribeiro (Professor Titular e Cardiologista da Faculdade de Medicina da UFMG e Diretor de Pesquisa e Inovação do Hospital Universitário da UFMG), Luiz Guilherme Passaglia (Chefe da Divisão de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital das Clínicas da UFMG e Vice-presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia),  Luísa Campos Caldeira Brant (Professora Adjunto e Cardiologista da Faculdade de Medicina da UFMG).

Ao todo, três apresentações foram realizadas pelos palestrantes. A palestra Qualidade do Atendimento a Pacientes com Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Reduzida: Como Preencher as Lacunas no Cuidado”, foi ministrada pelo cardiologista Alex Sandhu (Divisão de Medicina Cardiovascular de Stanford; Stanford Center for Digital Health; Palo Alto Veterans Affairs Healthcare System). O cardiologista Phillip Hwang (Boston University School of Medicine) ministrou a palestra “Comprometimento Cognitivo em Pacientes com Insuficiência Cardíaca: Avaliação e Impacto.

A terceira palestra de título “Doença Cardiovascular em Pessoas Vivendo com HIV: Da Inflamação à Implementação” foi apresentada pelo especialista Chris Longenecker, professor associado de Medicina da Faculdade de Medicina e Departamento de Saúde Global da Universidade de Washington.