Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 3 dezembro, a Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC), o Capítulo brasileiro do American College of Cardiology (ACC-Brazil) e o Capítulo texano do American College of Cardiology (ACC-Texas) realizaram no sábado, 4 de dezembro, o Cardio ACClain Symposium 2021 – Fostering Cardiovascular Education Across Borders. O evento, que também teve apoio incondicional da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e do American College of Cardiology (ACC), foi ancorado de Belo Horizonte (MG) com inscritos de várias partes do Brasil e das Américas.

Doenças cardiovasculares e deficiência

De acordo com a OMS, as doenças cardiovasculares permanecem como a principal causa de mortalidade e incapacidade no mundo. Para discutir a questão, o Simpósio teve como tema principal Advances in the Management of Disabling Cardiovascular Diseases e foi dividido em duas mesas: Putting Heart Failure, Cardiomyopathies and Cardio-Oncology Into Clinical Perspective e Core Topics in the Prevention of Cardiovascular Disability.

O governador do ACC-Brazil, Marcus Bolivar Malachias, recebeu todos os palestrantes e audiência falando sobre a importância do Simpósio e apresentando os convidados nacionais e internacionais.  Para o presidente da SBC, Celso Amodeo, discutir a prevenção das deficiências geradas pelas doenças cardiovasculares é de suma importância. “De acordo com o INSS, 15% das pessoas incapacitadas de trabalhar estão assim por causa das doenças cardiovasculares e a principal causa é insuficiência cardíaca após infarto do miocárdio”, comentou o presidente, que parabenizou a iniciativa de realização do Simpósio. Um dos representantes do ACC-Texas, Jeffrey Michel, completou a fala de Amodeo dizendo que “fizemos tantos progressos em evitar mortes decorrentes de doenças cardiovasculares, agora é o momento de enfrentar as deficiências de longo prazo associadas a essas doenças”.

Parceria

O evento virtual contou com a participação de relevantes nomes da cardiologia brasileira e norte-americana. Para o diretor de pesquisa da SBC, David Brasil, o Simpósio é uma oportunidade para criar uma nova modalidade de trabalho entre as Sociedades. O presidente da SMC, Henrique Patrus Mundim Pena, lembrou do primeiro Webinar realizado pelas duas instituições há quase dois anos, quando pôde comentar sobre o início da parceria entre SMC e ACC-Texas, que se consolidou com o Cardio ACClain Symposium 2021