Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 3 dezembro, a Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC), o Capítulo brasileiro do American College of Cardiology (ACC-Brazil) e o Capítulo texano do American College of Cardiology (ACC-Texas) realizaram no sábado, 4 de dezembro, o Cardio ACClain Symposium 2021 – Fostering Cardiovascular Education Across Borders. O evento, que também teve apoio incondicional da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e do American College of Cardiology (ACC), foi ancorado de Belo Horizonte (MG) com inscritos de várias partes do Brasil e das Américas.
Doenças cardiovasculares e deficiência
De acordo com a OMS, as doenças cardiovasculares permanecem como a principal causa de mortalidade e incapacidade no mundo. Para discutir a questão, o Simpósio teve como tema principal Advances in the Management of Disabling Cardiovascular Diseases e foi dividido em duas mesas: Putting Heart Failure, Cardiomyopathies and Cardio-Oncology Into Clinical Perspective e Core Topics in the Prevention of Cardiovascular Disability.
O governador do ACC-Brazil, Marcus Bolivar Malachias, recebeu todos os palestrantes e audiência falando sobre a importância do Simpósio e apresentando os convidados nacionais e internacionais. Para o presidente da SBC, Celso Amodeo, discutir a prevenção das deficiências geradas pelas doenças cardiovasculares é de suma importância. “De acordo com o INSS, 15% das pessoas incapacitadas de trabalhar estão assim por causa das doenças cardiovasculares e a principal causa é insuficiência cardíaca após infarto do miocárdio”, comentou o presidente, que parabenizou a iniciativa de realização do Simpósio. Um dos representantes do ACC-Texas, Jeffrey Michel, completou a fala de Amodeo dizendo que “fizemos tantos progressos em evitar mortes decorrentes de doenças cardiovasculares, agora é o momento de enfrentar as deficiências de longo prazo associadas a essas doenças”.
Parceria
O evento virtual contou com a participação de relevantes nomes da cardiologia brasileira e norte-americana. Para o diretor de pesquisa da SBC, David Brasil, o Simpósio é uma oportunidade para criar uma nova modalidade de trabalho entre as Sociedades. O presidente da SMC, Henrique Patrus Mundim Pena, lembrou do primeiro Webinar realizado pelas duas instituições há quase dois anos, quando pôde comentar sobre o início da parceria entre SMC e ACC-Texas, que se consolidou com o Cardio ACClain Symposium 2021.
Notícias recomendadas
Notícias SMC
Equipe de Hospital em Itajubá implanta o primeiro marca-passo sem eletrodos transcateter de Minas Gerais
Notícias SMC
Pesquisador mineiro participa do seleto grupo de Líderes Emergentes da World Heart Federation
Notícias SMC
Cardiologistas Mineiros participam do Congresso Mundial no Rio de Janeiro