A equipe da Santa Casa de Montes Claros realizou no último dia 4 de março o primeiro Implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI) do Norte de Minas Gerais. O procedimento, que contou com uma equipe multidisciplinar, teve a participação do cardiologista intervencionista de São Paulo, José Armando Magione, atual presidente da Sociedade Latinoamericana de Cardiologia Intervencionista (SOLACI). De acordo com os profissionais envolvidos, o implante foi um sucesso e abriu a oportunidade para a população da região ter acesso a essa nova tecnologia na abordagem das doenças cardiovasculares e a região Norte de Minas Gerais se igualar aos grandes centros brasileiros.
Segundo o cardiologista Daniel Ramos, que participou diretamente da realização do procedimento, o paciente tinha diagnóstico de Estenose Aórtica (EAo) importante. Era idoso, 85 anos, sintomático, NYHA II, com EuroScore II e STS, evidenciando baixo risco. “Realizamos a angiotomografia da válvula aórtica, aorta, ilíacas e femorais seguindo protocolo específico para o procedimento”, explica o médico.
Alternativa à cirurgia
Ainda de acordo com Daniel Ramos, a decisão pelo TAVI foi tomada em conjunto com a família e o cardiologista assistente, seguindo os estudos Evolut Low Risk Trail e PARTNER3. “O procedimento foi realizado com protocolo minimamente invasivo, sedação consciente, ecocardiograma transtorácico e fechamento arterial com uso de perclose”, explicou. E concluiu: “Consistiu em punção ecoguiada da artéria femoral, pré-dilatação da válvula nativa estenosada, implante de válvula aórtica Evolute PRO 29 e pós-dilatação com rapid pacing com sucesso”. O paciente recebeu alta com menos de 48 horas após o procedimento”.

Notícias recomendadas