Promover debates com toda a cardiologia mineira, ainda que de forma virtual, em torno da difusão da ciência e da melhoria assistencial da população. Foi com esse objetivo que, ao longo do ano de 2020, as Regionais da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC) realizaram uma série de simpósios envolvendo especialistas de todo o estado e do Brasil. Os encontros, organizados pela primeira vez online diante das medidas de isolamento social, contaram com incentivo fundamental da SMC — que tem como pilar a congregação médica e a divulgação do conhecimento científico. No total, fizeram parte dos eventos cerca de 1140 pessoas, entre médicos inscritos, membros da diretoria da Sociedade, palestrantes e debatedores.

O ciclo de Simpósios foi aberto pela Regional Leste da SMC, que realizou o último evento presencial da instituição, em 13 e 14 de março, em Juiz de Fora, com a coordenação do presidente regional Marco Antônio Cotta Peralva. Depois desta data, os Simpósios foram feitos de forma totalmente remota. Em 1º de setembro, a Regional Campo das Vertentes discutiu a atualização em insuficiência cardíaca, em um encontro moderado pelos presidentes Henrique Patrus Mundim Pena e Daniel Furtado Vidigal, à frente da região. Em seguida, foi a vez dos cardiologistas do Norte de Minas, que abordaram aspectos da doença de chagas no dia 15 do mesmo mês. O momento foi liderado pelo presidente da Regional Norte, Henderson Barbosa Pimenta, e o diretor científico da SMC, Carlos Eduardo de Souza Miranda.

Encerrando o mês de setembro, no dia 29, o encontro da Regional Centro-Oeste teve como foco a hipertensão arterial sistêmica, também contando com especialistas da região e de outras localidades de Minas Gerais, tendo mais uma vez o presidente da SMC, Henrique Patrus como moderador e o presidente regional, Eduardo Dias Chula, como palestrante. O tradicional Encontro Sul-mineiro de cardiologia foi realizado virtualmente nas noites dos dias 6, 7 e 8 de outubro, com módulos sobre arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e diabetes e doença coronariana. O evento foi coordenado pelo presidente regional Ricardo Reinaldo Bergo e pelo diretor de relacionamento com as Regionais da SMC, Frederico Toledo Campo Dall’Orto.

Já nos dias 13 e 27 outubro, as regionais Triângulo e Leste/Nordeste apresentaram seus próprios Simpósios, respectivamente. O primeiro se dedicou às abordagens da cardiopatia valvar, com mediação do presidente da Regional, Telêmaco Luiz da Silva Jr., e o diretor financeiro da SMC, Antônio Fernandes de C. Bahia Neto. O segundo, por fim, fechou as atividades com discussões sobre a doença arterial coronariana estável. A condução ficou a cargo de Thiago Guimarães Cerqueira, presidente da Regional Leste/Nordeste.

Presidentes falam sobre satisfação com os encontros

Além de um reflexo do empenho dentro das regionais, a SMC vê o ciclo de encontros como fruto dos esforços em prol da união entre os cardiologistas mineiros. Em um balanço geral sobre o que foi realizado, Frederico Dall’Orto reconhece que o modelo virtual foi importante para reunir mais pessoas, já que até quem não participaria pela distância marcou presença. “No início era tudo muito novo. Precisávamos nos adaptar rapidamente a essa nova necessidade”.

Os bons frutos, a seu ver, servirão de exemplo para as próximas iniciativas da SMC, que devem mesclar ações online e presenciais. “As dificuldades geradas pela pandemia nos impõem a transformação digital e nos prepararmos para um novo modelo. Estaremos prontos para o novo normal e vamos fortalecer a integração de Minas Gerais. Temos um estado grande e com diferenças regionais marcantes, mas isso, em vez de nos separar, com certeza está sendo a força que move nossa integração”, enfatiza.

Telêmaco Jr. destaca que “esse trabalho de reaproximação, que se  iniciou com a diretoria passada pelo Dr. Carlos Miranda, está cada dia mais consolidado”. A afirmação vai ao encontro do pontuado por Thiago Cerqueira, que conta suas impressões sobre a SMC: “É um grupo que se doa em conhecimento, estudos e, principalmente, tempo em prol de um bem coletivo”, diz. Mesmo em um cenário tão difícil, com a pandemia, Eduardo Chula acredita que as Regionais tiveram uma estreita relação com a diretoria da SMC, difundindo o conhecimento para todo o estado.

Para Daniel Vidigal, ao descentralizar a cardiologia mineira antes restrita a Belo Horizonte, simpósios como esses possibilitam uma participação mais ativa do médico do interior. Em suas palavras, a Sociedade “oferece autonomia às regionais e isso traz muita satisfação para os médicos do interior”. Já Ricardo Reinaldo Bergo compartilha que a aproximação da regional Sul com a SMC impulsionou o evento local. “Isso ajudou sua divulgação em todo o estado e enriqueceu muito a nossa grade de palestrantes”, ressalta.

Indagado sobre sua experiência na condução do Simpósio, Henderson Pimenta diz que os frutos dos encontros são bastante positivos. “Isso está estimulando os cardiologistas a se atualizarem cada vez mais e com certeza se traduzirá em uma melhor assistência a quem realmente precisa de nós: a população”, pontua. Contente com os feedbacks recebidos, Marco Antônio Peralva já torce por futuras edições dos eventos: “Ficamos satisfeitos e esperamos poder repetir em 2021!”

Notícias recomendadas