Entre os dias 29 de junho e 1º de julho, a Sociedade Mineira de Cardiologia celebrou seu 32º Congresso. O evento foi sediado no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e contou com três dias de programação científica, promovendo uma série de atividades com foco na atualização de conhecimentos, estímulo à medicina por evidência e com intuito de fomentar a integração entre cardiologistas e profissionais da saúde. Mais de 700 congressistas estiveram presentes e tiveram acesso a mesas redondas, sessões científicas, colóquios, simpósios, palestras e apresentação de trabalhos.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da SMC, Antônio Fernandino de Castro Bahia Neto, saudou a todos presentes, reforçando a importância da realização do Congresso em um cenário em que o excesso de informações e a transformação digital tem abalado certezas e invertido valores éticos. “Aqui temos a oportunidade de estimular o pensamento crítico através do debate, troca de experiências, capacitação e consolidação do conhecimento para o exercício da Cardiologia de excelência totalmente aplicado à prática clínica, às realidades locais e regionais. O lema já consolidado no DNA deste congresso, ‘onde o conhecimento e a prática clínica se encontram’, continua em consonância com nossa missão institucional de congregar os cardiologistas mineiros para analisar e difundir a ciência médica, transformando o conhecimento científico em melhor qualidade assistencial e promoção da saúde”, disse Bahia.
Também estiveram presentes os demais anfitriões, Marco Antonio Cotta Peralva, presidente do 32º CSMC, e Henrique Mundim Patrus Pena, diretor Científico da SMC. A mesa de abertura foi composta ainda por Carlos Eduardo Souza Miranda, vice-presidente do Conselho Administrativo da SBC, Gabriel de Almeida Silva Júnior, vice-presidente da AMMG. Na cerimônia foram entregues as homenagens realizadas no congresso: ao cardiologista Fernando Eduardo Neuenschwander, homenageado desta edição pela relevante contribuição à Cardiologia Mineira; e ao presidente do Congresso, Marco Antonio Peralva.
Destaques
Um dos pontos de destaque do 32º CSMC foi o “Simpósio Conjunto SMC e SBC: 80 Anos – Presente e futuro do nosso trabalho como médicos”. A mesa contou com a presença de membros do conselho administrativo da SBC, que reforçaram a importância da entidade para representação da especialidade, como também em sua atuação na construção de políticas públicas e na conscientização da população. Outro ponto alto do Congresso foi a realização do 1º Simpósio Multidisciplinar de Reabilitação Cardiovascular, que reuniu profissionais de fisioterapia, educação física, enfermagem e demais áreas da saúde, sob a coordenação de Manuella Bennaton C. V. Rehfeld e Maria Clara Noman De Alencar.
O 32º CSMC também contou com programações que já fazem parte da tradição do encontro, como a manhã de casos clínicos e a realização dos simpósios internacionais em parceria com a Duke University e o Capítulo do Texas da American College of Cardiology.
Sucesso
Durante a cerimônia de encerramento, que ocorreu no sábado, 1º de julho, o Marco Antonio Peralva agradeceu a parceria da comissão organizadora e produção executiva: “Só se faz um congresso bem-sucedido como este com a colaboração de todos. Agradeço a todos os congressistas que deixaram o conforto de suas casas para se dedicar a esse momento de aprendizado e confraternização que vocês nos proporcionaram”, reforçou. Além disso, ele desejou sucesso ao cardiologista Estêvão Lanna Figueiredo, escolhido presidente da próxima edição do Congresso.
O Diretor Científico da SMC, Henrique Mundim Patrus Pena, também avaliou o congresso como um ato de sucesso e ressaltou: “A SMC vem seguindo uma espiral de boas realizações que são fruto de um trabalho coletivo. A 32ª edição do Congresso superou nossas expectativas e podemos resumi-la como um aprofundamento de conhecimento em várias camadas, repleto de análise crítica e rica em uma reflexão ética sobre o que fazer com essa ciência na prática.”
Na solenidade de encerramento foram premiados os dois melhores Temas Livres avaliados pelos pareceristas: em 1º lugar, Lucas Diamante, premiado com o trabalho “Desfechos da Cardiopatia Reumática Latente: Validação Externa de um Escore Simplificado em Pacientes com e em Profilaxia Secundária”. Em 2 º lugar, Luz Marina Tacuri Chavez, com o trabalho “O valor do ecocardiograma com Speckle Tracking (2DST) na avaliação da função ventricular esquerda após valvuloplastia mitral percutânea”.
Clique aqui e confira alguns momentos do 32º Congresso Mineiro de Cardiologia






































Notícias recomendadas
Notícias SMC
Prédios de BH são iluminados em comemoração aos 80 anos da SBC
Notícias SMC
Cardiologistas da SMC têm artigo publicado em periódico internacional
Notícias SMC
Cardiologista Sônia Francisca toma posse na Academia Mineira de Medicina