No último mês, o Journal of American Heart Association (JAHA), conceituado periódico internacional com foco em doenças cardio-cerebrovasculares, publicou um estudo inédito assinado pelo cardiologista mineiro Marcus Vinícius Bolivar Malachias. Ao lado de pesquisadores de diversos países, o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) conduziu uma pesquisa que constata a importância do NT-proBNP para prever eventos cardiovasculares e morte em pacientes de alto risco com Diabetes Mellitus Tipo 2. Em entrevista à SMC, Malachias revela detalhes do artigo e sua importância no combate à doença: “Nossa pesquisa demonstrou que a dosagem de um único marcador, disponível em um simples exame de sangue, pode identificar pessoas com diabetes e em maior risco de morrer ou apresentar uma complicação cardiovascular”, sintetiza.

Sobre o papel do NT-proBNP na identificação de pacientes com diabetes em alto risco, o especialista diz que, recentemente, descobriu-se que o peptídeo natriurético atua em diversos mecanismos fisiológicos — como o equilíbrio de sal, água e ações relativas à dinâmica do coração, artérias e rins. “Ou seja, por estar envolvido em múltiplas funções, sua elevação pode sinalizar um desajuste com maior risco de complicações”, explica. “Já havia indícios de que o NT-proBNP, junto a outros dados clínicos, poderia colaborar para discriminar pacientes diabéticos, hipertensos ou portadores de insuficiência cardíaca de alto risco. Mas foi a primeira vez em que se demonstrou que ele isoladamente é capaz de identificar pacientes diabéticos em alto risco, de modo tão potente quanto a soma de dezenove dos mais importantes outros dados clínicos e laboratoriais adotados usualmente.”

Mesmo diante dos resultados, Malachias conta que, no início, muitos médicos não acreditaram nas constatações da pesquisa, fruto de seu pós-doutorado no Brigham and Women’s Hospital. Só após enviar o projeto a outros autores e receber incentivos que foi em frente, demonstrando repetidas vezes os achados em diferentes modelos estatísticos. “O resultado final tem sido considerado inovador. O estudo foi selecionado para apresentação oral de destaque no congresso da American Diabetes Association 2020 e agora publicado no JAHA, depois de uma rigorosa avaliação do conselho editorial. O Dr. Eugene Braunwald, titular da Harvard University e o mais respeitado cardiologista vivo, viu na pesquisa uma novidade explosiva, com real impacto na prática clínica”, menciona.

A visibilidade em uma revista de renome, segundo ele, simboliza a conclusão de um árduo trabalho construído de forma conjunta. “Isso representa o reconhecimento do valor da pesquisa, do esforço dos pesquisadores e a possibilidade de que o conhecimento possa ser aplicado na prática, de forma a ajudar os pacientes e salvar vidas”, destaca Malachias. “Tendo em vista que o diabetes atinge quase 10% da população mundial, a identificação de pacientes sob alto risco, por meio de um simples exame de sangue, pode indicar a necessidade de intensificar o tratamento e empregar novos medicamentos que demonstram reduzir mortes e complicações da doença, aumentando assim a qualidade e expectativa de vida dessas pessoas”, finaliza.

Confira o artigo “NT-proBNP by Itself Predicts Death and Cardiovascular Events in High-Risk Patients With Type 2 Diabetes Mellitus” clicando aqui.

Notícias recomendadas