A sede do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), em Belo Horizonte, teve uma noite dedicada à cardiologia mineira. Na última sexta-feira, 8 de novembro, aconteceu a Solenidade de Posse da nova diretoria da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC), que permanecerá no cargo no biênio 2020/2021. O evento foi prestigiado por cardiologistas de toda Minas Gerais, amigos e familiares dos novos diretores, assim como de autoridades médicas estaduais e nacionais. 

 A mesa oficial do evento foi composta pelos médicos Ricardo Hernane Lacerda de Oliveira, diretor jurídico institucional do Sindicato dos Médicos de MG, representando Fernando Luiz Mendonça, presidente do Sinmed-MG; Fábio Augusto Guerra, vice-presidente da Associação Médica de Minas Gerais, representando Maria Inês de Miranda Lima, presidente da AMMG, Lincoln Lopes, presidente da Associação Médica Brasileira; Carlos Eduardo Miranda, presidente SMC – 2018/2019; Marcelo Queiroga, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2020/2021, representando Oscar Pereira Dutra, presidente da SBC; Cláudia Navarro, presidente do CRM-MG; e Henrique Patrus Mundim Pena, presidente eleito SMC – 2020/2021. 

 Quem também esteve presente na cerimônia de posse foi José Salvador Silva, fundador e presidente do conselho administrativo da Rede Mater Dei, além de Henrique Salvador e Márcia Salvador, presidente e vice-presidente da Rede Mater Dei, respectivamente. 

 Pioneirismo de Minas Gerais

 Abrindo a solenidade, o presidente eleito da SBC lembrou o pioneirismo da cardiologia mineira. “A história da SMC começa em 11 de julho de 1945, sendo a primeira estadual da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que foi fundada em 1943. Estamos há 76 anos trabalhando o desenvolvimento sustentável da cardiologia brasileira”, comentou Queiroga. Para ele, Minas Gerais será de fundamental importância para as futuras ações da SBC. “Vamos todos juntos construir uma cardiologia forte, unida, capaz de mudar desfechos graves. Pois esse é o nosso objetivo, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, finalizou.

 O presidente da SMC 2018-2019, Dr. Carlos Eduardo Miranda, agradeceu o apoio da  diretoria que se despede e dos presidentes das regionais na execução dos projetos dos últimos dois anos, integrando capital e interior mineiro. “Olhando para trás, percebo que conseguimos atingir os nossos objetivos. A integração se deu através do apoio e da realização de simpósios em nossas sete regionais, percorrendo toda a nossa Minas Gerais – de forma inédita. Em Belo Horizonte, além dos tradicionais cursos de Eletrocardiografia e o Simpósio de Imagem Cardiovascular, também realizamos o I Simpósio Mineiro de Atualização Ergometria e Reabilitação Cardíaca e Cardiologia do Esporte, além do Simpósio de Saúde da Mulher, em parceria com a Sociedade Mineira de Ginecologia”, enfatizou. Carlos ressaltou ainda a identidade dada, nos últimos dois anos, ao Congresso da SMC. Lembrou que a diretoria tornou o evento mais prático, tendo como objetivo “conectar a evolução do conhecimento à prática clínica”. Por fim, agradeceu o apoio das entidades médicas estaduais e nacionais presentes no evento, além de desejar sucesso à nova diretoria. 

 O conhecimento e a prática clínica

 Em seu discurso, o novo presidente da SMC, Henrique Patrus Mundim Pena, reafirmou os compromissos da instituição com os profissionais mineiros. “Ratifico nosso compromisso em congregar os cardiologistas mineiros para analisar, criticar e difundir a ciência médica, de forma autônoma e independente, com elevado rigor ético, além de dedicar, com afinco, à tarefa de traduzir a ciência médica em aplicabilidade clínica. E, assim, sermos capazes de entregar valor à nossa população, promovendo a saúde e a melhor qualidade assistencial cardiovascular em toda nossa Minas Gerais”, disse o presidente. Henrique também agradeceu aos colegas, presidentes e diretorias das regionais presentes no evento e seus esforços em congregar toda Minas Gerais à SMC.

Os representantes das entidades médicas foram unanimes em saudar o trabalho realizado nas últimas gestões da Sociedade Mineira de Cardiologia. Eles destacaram não só as ações que visam a defesa e a valorização do cardiologista, mas também o trabalho de formação profissional, com os cursos realizados em todo estado de Minas Gerais, que buscam treinar e qualificar o atendimento.

 A nova diretoria

 Com a nova posse, a atual diretoria da Sociedade Mineira de Cardiologia é constituída pelos cardiologistas: Henrique Patrus Mundim Pena (presidente), Luiz Guilherme Passaglia (vice-presidente SMC), Carlos Eduardo de Souza Miranda (diretor científico), Tânia Félix Lorenzato Fonseca Peixoto (diretora administrativa), Antônio Fernandino Bahia de Castro Neto (diretor financeiro), Marconi Gomes da Silva (diretor de comunicação), Bárbara Campos Abreu Marino (diretora de qualidade assistencial) e Kleisson Antônio Pontes Maia (diretor de relação com SBC/Funcor).

Notícias recomendadas