Poucos dias antes do Natal, a cardiologia mineira recebeu um presente mais que especial. Na quinta-feira, 22 de dezembro, a Equipe de Estimulação Cardíaca Eletrônica Implantável do Hospital das Clínicas de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, fez o primeiro implante de marca-passo sem eletrodos transcateter do estado. Os cardiologistas Eduardo Januzzi, Ricardo Alkmim e Luciene Ferreira fizeram parte do grupo que realizou o procedimento.
Esse tipo de marca-passo fica inserido em sua totalidade dentro do coração e não é necessário deixar eletrodos no paciente, sendo tudo realizado pela veia femoral, sem cortes. Diferente do marca-passo convencional, não causa protuberância sob a pele e nem cicatriz no peito. A nova tecnologia pode ser uma alternativa para pacientes de alto risco cirúrgico, principalmente para os idosos, portadores de doença renal crônica ou aqueles com muitas doenças associadas. O marca-passo sem eletrodos tem o tamanho de uma cápsula de vitamina.
De acordo com a equipe envolvida na realização do procedimento inédito em Minas Gerais, isso significa a tecnologia em evolução constante. Ou seja, a transformação do conhecimento científico em melhor qualidade assistencial.