No dia 30 de maio, o presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC), Henrique Patrus, participou da quinta edição do “Saúde em Live: Vida e Vida Plena!”, série de encontros virtuais sobre o novo coronavírus organizada pela Diocese de Divinópolis. Para discutir a relação da Covid-19 e as doenças cardíacas, fizeram parte do momento Eduardo Dias Chula e Carlos Augusto Bueno, presidentes, respectivamente, da Regional Centro-Oeste da SMC e da Associação Mineira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (AMHCI). A live, que teve como objetivo difundir informações médicas entre a população de Divinópolis, contou ainda com a mediação do cardiologista Raldner Borges, ao lado do Bispo da Diocese regional, Dom José Carlos.

O bate-papo foi transmitido pelo Facebook, Instagram e Youtube e girou em torno de recomendações para os casos de risco, dicas para o controle cardiológico durante a quarentena e reflexões sobre fé e saúde. “Hoje, sabemos que há um abismo entre o conhecimento e a população. É necessário percorrer um grande caminho até que as pesquisas dos centros acadêmicos cheguem aos postos de saúde e às pessoas no geral”, afirmou o presidente da SMC ao elogiar o intuito do projeto. “Para vencer esse abismo, temos de construir uma ponte, disponibilizar dados para a população. O conhecimento deve ser aplicado”, completou.

Quando questionado por um internauta sobre os cuidados para quem sofre de doenças cardiológicas, Chula foi enfático. “Independentemente da pandemia, é fundamental controlar bem a pressão e o colesterol, tomar a medicação indicada pelo cardiologista e ter hábitos saudáveis de alimentação, bem como praticar atividade física. Se for preciso ir ao consultório, vá e evite riscos maiores”, destacou.

Além dos comentários nas redes sociais da Diocese, quem acompanhou a transmissão ao vivo pôde tirar dúvidas e fazer comentários via telefone. Você acessa o vídeo completo ao clicar aqui.

Unindo ciência e religiosidade

As lives produzidas pela Diocese de Divinópolis não são um projeto isolado, mas refletem o interesse contínuo da unidade em unir ciência e fé, como explica o cardiologista Raldner Borges. À frente de iniciativas que mesclam o trabalho médico com a solidariedade cristã, ele conta que são anos pensando em formas de aproximar profissionais de saúde e a comunidade religiosa da cidade.

A ideia para a série de vídeos, nesse sentido, veio naturalmente. De acordo com ele, tudo surgiu a partir de um convite de Dom José Carlos, bispo da Diocese, que enxergou a necessidade de uma comunicação mais acessível sobre a Covid-19 entre público e profissionais de saúde. “Estamos tentando resgatar os pacientes perdidos em meio à pandemia e, pelo visto, tem dado certo. É sempre gratificante ver o interesse dos seguidores vídeo após vídeo. Aos poucos, fomos passando de 50 para 500, até chegarmos em 1.400 visualizações. Atualmente, recebemos mensagens de pessoas nos Estados Unidos, França, Chile e Alemanha. Acredito que é exatamente o que o momento pede: que juntemos forças e que nosso acolhimento seja global”, finaliza.