A Diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia foi recebida em audiência no gabinete do ministro da Saúde, Gilberto Occhi. O presidente da SBC, Oscar Dutra, estava acompanhado do presidente eleito para a gestão 2.020/2.021, Marcelo Queiroga, do diretor científico, Dalton Précoma, e do coordenador do Centro de Treinamento em Emergências Cardiovasculares, Sérgio Timerman. Na pauta do encontro foi tratada a possibilidade de Treinamento em Emergências Cardiovasculares no Sistema Único de Saúde – SUS, tanto para os Serviços de Atendimento Móveis de Urgência – SAMUs, quanto para as Unidades de Pronto Atendimento – UPAs.

A comitiva da SBC apresentou o programa Treinamento em Emergências Cardiovasculares – TEC-A e as suas diversas modalidades, como o TECA-A (avançado) e TECA-B (básico) para ser implantado em parceria com o Ministério da Saúde. Gilberto Occhi, acompanhado pelos secretários Executivo, Adeílson Cavalcante, e de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo, determinou a análise imediata pela área técnica do Ministério da Saúde para adoção em curto prazo, por meio de programas da pasta.

O presidente da SBC, Oscar Dutra, explicou, durante a reunião, que esse treinamento será um grande diferencial para atenção à saúde cardiovascular no Brasil. Já o presidente eleito da SBC, Marcelo Queiroga, ratificou a necessidade de implementação da iniciativa e acrescentou que deve ser uma política de ação de longo prazo e prioritária.

Fonte: SBC