A Diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia foi recebida em audiência no gabinete do ministro da Saúde, Gilberto Occhi. O presidente da SBC, Oscar Dutra, estava acompanhado do presidente eleito para a gestão 2.020/2.021, Marcelo Queiroga, do diretor científico, Dalton Précoma, e do coordenador do Centro de Treinamento em Emergências Cardiovasculares, Sérgio Timerman. Na pauta do encontro foi tratada a possibilidade de Treinamento em Emergências Cardiovasculares no Sistema Único de Saúde – SUS, tanto para os Serviços de Atendimento Móveis de Urgência – SAMUs, quanto para as Unidades de Pronto Atendimento – UPAs.
A comitiva da SBC apresentou o programa Treinamento em Emergências Cardiovasculares – TEC-A e as suas diversas modalidades, como o TECA-A (avançado) e TECA-B (básico) para ser implantado em parceria com o Ministério da Saúde. Gilberto Occhi, acompanhado pelos secretários Executivo, Adeílson Cavalcante, e de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo, determinou a análise imediata pela área técnica do Ministério da Saúde para adoção em curto prazo, por meio de programas da pasta.
O presidente da SBC, Oscar Dutra, explicou, durante a reunião, que esse treinamento será um grande diferencial para atenção à saúde cardiovascular no Brasil. Já o presidente eleito da SBC, Marcelo Queiroga, ratificou a necessidade de implementação da iniciativa e acrescentou que deve ser uma política de ação de longo prazo e prioritária.
Fonte: SBC
Notícias recomendadas
Notícias SMC
Prédios de BH são iluminados em comemoração aos 80 anos da SBC
Notícias SMC
Cardiologistas da SMC têm artigo publicado em periódico internacional
Notícias SMC
Cardiologista Sônia Francisca toma posse na Academia Mineira de Medicina