Os cardiologistas mineiros Antônio Luiz Pinho Ribeiro e Maria da Consolação Vieira Moreira estão entre os cientistas mais produtivos e influentes na América Latina – segundo recente lista divulgada pela organização independente AD Scientific Index. Ambos são professores titulares do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membros da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da Regional mineira.

Para Antônio Ribeiro, com a importância da ciência e da saúde pública sendo ressaltada nacional e internacionalmente, a produção de conhecimento científico torna-se fundamental ao país e ao estado de Minas Gerais. “Eu e os outros pesquisadores ficamos felizes em participar desse posicionamento nacional – do estado de Minas Gerais e das nossas instituições -, dessa troca e desse diálogo científico necessário para a produção de conhecimento, que se reverte em vacinas, medicamentos, conhecimentos e mudanças de práticas que podem fazer a gente viver mais e melhor – que, de modo geral, é o objetivo da medicina”, destaca.

Maria da Consolação Vieira Moreira também ressalta que a pesquisa científica não é feita de forma isolada, logo, o reconhecimento deve ser estendido à colaboração de pessoas, colegas, alunos e instituições. Com o Brasil em constante destaque na produção científica internacional, a cardiologista analisa os desafios da realidade atual. “Nesse momento, infelizmente, nós vivemos uma crise sanitária, econômica, social e planetária sem precedentes. A crise atingiu, inclusive, a cadeia produtiva da pesquisa – não só do ponto de vista do financiamento, mas também na produção, no afastamento dos pesquisadores do seu local de trabalho, dos alunos e das cooperações. Então, quando isso passar, nós teremos que enfrentar o mundo, a pesquisa, a ciência e a medicina pós-covid”.  

Para o presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC), Henrique Patrus, a presença de cardiologistas entre os pesquisadores mais influentes da América Latina não é uma surpresa: “nossos  professores, Dr. Antônio Ribeiro e Dra. Consolação são importantes pilares na formação do cardiologista mineiro e um marco na história da medicina brasileira”.  “A sociedade mineira de cardiologia tem a honra de agregar estes nobres pesquisadores, alinhados e comprometidos com a missão de promover a ciência de qualidade”, completa o presidente da SMC.  

Para produção da lista, o AD Scientific Index 2021 considera o número de citações recebidas pelas publicações, reunindo os artigos com 10 ou mais citações. A base de dados é o Google Acadêmico, uma das principais plataformas utilizadas para pesquisa de literatura acadêmica e científica. Para mais informações, acesse o site oficial da organização.

Notícias recomendadas