O 30º Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia foi realizado entre a noite de quinta-feira, 1º de julho e a tarde do sábado, 03 de julho. Ocorrido de forma online e gratuita, o Congresso atingiu nesta edição seu número recorde de inscritos, com a participação de 2 milcongressistas. A programação científica do evento se dividiu entre a transmissão ao vivo e as aulas on-demand, que pela primeira vez foram implantadas no CSMC. A noite de quinta-feira foi marcada pela  a solenidade de abertura, que contou com a presença do presidente da SMC, Henrique Patrus Mundim Pena, do diretor científico da SMC, Carlos Eduardo De Souza Miranda, e da presidente da 30ª edição do Congresso, Cláudia Maria Vilas Freire.

O presidente da Sociedade agradeceu a presença de todos e reconheceu o grande esforço da equipe realizadora e  apoio dos patrocinadores do maior encontro da Cardiologia Mineira, que mesmo diante dos tempos difíceis acarretados pela pandemia da Covid-19 assumiram uma postura de abnegação para a realização do Congresso no formato virtual. Em suas palavras: “nosso 30º Congresso de Cardiologia reflete fielmente a missão da SMC de congregar os cardiologistas mineiros. Ele promove essa convivência compartilhando conhecimento, trocando ideias e fortalecendo os laços de amizade e solidariedade. Os aprendizados aqui construídos serão transformados em um verdadeiro valor e entrega para melhor prática clínica para nossos pacientes”, saudou Henrique Patrus. 

Na companhia dos colegas,  Carlos Eduardo, diretor científico da SMC, frisou a importância que a entidade possui para a área médica do estado ao cumprir seu papel na atualização científica do cardiologista mineiro. “No novo modelo alinhado com o momento atual tivemos a oportunidade de incluir as aulas on demand até então inéditas em nossos congressos anteriores. Além disso, mantivemos nossas tradicionais conferências, mesas-redondas e simpósios. O expressivo número de temas livres enviados para submissão, bem como o número recorde de inscritos, demonstram a grandeza e a credibilidade conquistados por nosso Congresso ao longo dos anos”, afirmou o diretor. A presidente do 30º CMSC, Cláudia Maria Vilas Freire, agradeceu a presença de todos e a oportunidade de estar na frente na realização desta edição especial do Congresso. Claudia lembrou a todos que os avanços tecnológicos e as automações no campo da medicina proporcionam ainda mais o sucesso da prática baseada na evidência científica.

Destaques

Mesmo de forma online, o formato digital adaptado para o Congresso utilizou de uma plataforma imersiva e interativa que permitia o participante navegar entre as duas salas principais do Congresso bem como conferir as mostras e feiras que faziam parte da programação. A noite de abertura do congresso contou com a Sessão De Diretrizes – Converse Com O Autor. Moderada pelo presidente e pelo diretor científico da SMC, Henrique Patrus e Carlos Eduardo, a mesa reuniu especialistas responsáveis por redigir as principais diretrizes da cardiologia brasileira. A conversa girou em torno da construção de estudos clínicos e a normatização da aplicação dos conhecimentos validados por evidências na prevenção cardiovascular, síndrome coronariana aguda, valvulopatias e hipertensão arterial. 

Um dos pontos altos da programação da sexta-feira, 02/07, foi o Simpósio Exclusivo SMC / Duke University – What´s New, que reuniu especialistas do Brasil e dos  Estados Unidos para debater os estudos científicos com objetivo de entender as melhores práticas clínicas no  Insuficiência Cardíaca, Diabetes, Fibrilação Atrial e Covid-19. Mediada pelo presidente da SMC, Henrique Patrus, o cardiologista afirma que a mesa redonda em parceria com a  Duke University tem se tornado uma tradição do CSMC e trazido grandes contribuições para que os conhecimentos produzidos se convertam na prática da medicina de evidências.   

O terceiro dia de Congresso contou com a excepcional palestra  de Josep Brugada, excelência da cardiologia internacionalmente reconhecida. Com a moderação da cardiologista Ana Cláudia Venâncio, Josep ministrou a conferência Muerte Subita en Corazón Estructuralmente Normal – De los Genes al Ecg. O Simpósio Exclusivo SMC/ACC-Texas – Structural Heart Disease In 2021: Focus On Valvular Damage foi um dos pontos altos do sábado, 03 de julho. O simpósio reuniu especialistas do Brasil e dos  EUA para uma conversa de cunho altamente tecnológico e atualizado acerca das intervenções em doenças valvulares. Marcus Vinícius Bolivar Malachias, coordenador do simpósio, salienta a importância de se reunir com especialistas que atuam no dia a dia e que puderam trazer atualizações importantes baseados nas diretrizes dos EUA e do Brasil, mas que também já se encontram mais avançadas através do lançamento dos novos trails e dispositivos. 

Encerramento

“Com uma seleção ampla e altamente qualificada, o Congresso conseguiu efetivar o seu lema ‘onde o conhecimento e prática se encontram’ congregando grandes nomes da cardiologia”, afirmou Henrique Patrus, presidente da SMC, durante o encerramento do Congresso na companhia do diretor científico da SMC, Carlos Eduardo De Souza Miranda, e da presidente da 30ª edição do Congresso, Cláudia Maria Vilas Freire. Ao fim, a diretoria do congresso premiou os dois temas livres. O trabalho “Deep Learning Espacial-temporal para a Identificação Automática de Cardiopatia Reumática em Imagens de Rastreamento Ecocardiográfico – Dados do Estudo Provar-atmosphere”, apresentado por Luiza Pereira Afonso dos Santos ganhou primeiro lugar. Em segundo lugar, foi premiado o trabalho “Valor da complacência atrial esquerda após a valvoplastia mitral percutânea na predição de eventos cardiovasculares”, apresentado por Tati Guerra Pezzini Assis. Cláudia ainda saudou a cardiologista Maria Pereira do Carmo Nunes, por ter sido eleita a presidente do 31º CSMC, que ocorrerá em 2022. 

Fala presidente da SMC 

A SMC é  uma grandiosa instituição no auge dos seus 76 anos, construída em bases sólidas com a contribuição de todos os cardiologistas mineiros. Entre as montanhas do nosso grandioso estado, nós mineiros, alcançamos os pilares da nossa sociedade em fortes fundamentos de ética, relacionamento humano e evidência científica. Consolidamos uma instituição íntegra e impulsionada com uma verdadeira missão. Nosso 30º Congresso de Cardiologia reflete fielmente essa missão da SMC de congregar os cardiologistas mineiros. Nosso congresso promove essa convivência compartilhando conhecimento, trocando ideias e fortalecendo os laços de amizade e solidariedade. A missão da SMC segue nos orientando a congregar os cardiologistas mineiros para analisar e difundir  a ciência médica. A programação científica do nosso congresso está perfeitamente alinhada com este objetivo através de palestras, debates e trabalhos científicos que provêm acesso, tradução da ciência médica e promovem a melhor aplicabilidade da evidência científica. A missão da SMC orienta que devemos transformar o conhecimento científico em  melhor qualidade assistencial e promoção da saúde. Nossa missão se alinha, portanto, com o lema do congresso mineiro: onde o conhecimento e a prática clínica se encontram. Os aprendizados aqui construídos serão transformados em um verdadeiro valor e entrega para melhor prática clínica para nossos pacientes. 

 Diretor Científico  

Mais uma vez nossa sociedade cumpre seu papel na atualização científica do cardiologista mineiro. Gostaria de enaltecer o empenho da da comissão científica em propiciar uma programação que contemple todas as áreas envolvidas no exercício diário da cardiologia. No novo modelo alinhado com o momento atual, tivemos a oportunidade de incluir as aulas on demand até então inéditas em nossos congressos anteriores. Além disso, mantivemos nossas tradicionais conferências mesas-redondas e simpósios. O expressivo número de temas livres enviados para subir a missão, bem como o número recorde de inscritos,  demonstram a grandeza e a credibilidade conquistados por nosso Congresso ao longo dos anos. Estou certo de que essa conquista se deve ao trabalho árduo, ético e comprometido com os princípios de nossa sociedade e vem sendo realizado pelo atual presidente  e por sua diretoria,  bem com por todos aqueles que nos antecederam.

Lembro que exceto nas aulas on demand, em todas as demais atividades os palestrantes estarão conectados em tempo real para ampla interação com os congressistas no período reservado ao debate. Destaco, entre tantas atividades de relevância, alguns dos feitos inéditos nesta 30ª edição, como a “Seção Diretrizes: converse com autor”, na qual fomos honrados com a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Dr. Celso Amodeo. Lembro que, durante todo o Congresso, será possível realizar visitas virtuais aos expositores. Destaco e agradeço ainda a tão importante participação de nossas regionais, comitês e grupos de estudo.  

Presidente do Congresso 

A tarefa de presidir a o congresso é um prazer, pois a SMC é hoje uma entidade  extremamente organizada,  expertise incrível para realizar eventos e tudo mais que se tornou parte do nosso aprendizado diário. É nosso primeiro Congresso virtual e eu adoro essas coisas novas, apesar de ter saudades dos nossos encontros presenciais. Sei que será muito profícuo para todos. Com essa programação, convidados e todos os parceiros eu não tenho dúvida que todos aprenderemos bastante. O mundo mudou e é claro que a cardiologia mudou junto com ele. A mudança foi acelerada por esses tempos estranhos, mas ela já estava aí há algum tempo. A automatização de exames complementares e o avanço da inteligência artificial acelera os nossos diagnósticos e reduz o nosso trabalho de consulta. Hoje basta ter alguns aplicativos que com apenas um instante você tem os escores de risco, escores clínicos  e fluxogramas de tratamento. Passo a passo para diagnósticos de doenças raras, que muitas vezes você tinha de gastar horas de estudo na sua busca, tornando nossa vida muito mais fácil. Isso tudo poderia assustar nós médicos que temos mais de 35 anos de profissão, mas eu não vejo isso à minha volta. A capacidade humana de assimilação é imensa. Não temos como desdenhar da força, do crescimento e a busca da medicina baseada em evidências. O que é maravilhoso! Sempre com foco no paciente e na melhor conduta. Entretanto, em um mundo onde os interesses econômicos são tão evidentes isso é realmente um desafio.

O aparecimento dos big data estão cada vez mais presentes na nossa prática e publicações. Temos de ter a sabedoria de interpretar corretamente os dados e que eles sejam usados de maneira segura para o nosso bem-estar e o de nossos pacientes. Acredito que sempre haverá espaço para auscultar o paciente, examiná-lo galizianamente. Darmos conforto, ouvidos para suportar suas dores, pois devemos  lembrar que quem alimenta os computadores e as máquinas são os homens. No caso, nós médicos. Obrigada pela deferência que a sociedade mineira de cardiologia teve comigo. “Não considere nenhuma prática como imutável. Mude, esteja sempre pronto a mudar novamente e não aceite a verdade eterna, experimente.”