Regional Norte

A Regional Norte da SMC foi formada em 24 de julho de 1992. Sua primeira diretoria, eleita por aclamação, promoveu a VII Jornada de Cardiologia do Norte de Minas, juntamente com a SMC e a Unimontes. Também em 1993, após análises e debates, a Regional definiu uma padronização dos laudos de eletrocardiograma dados pelos vários serviços cardiológicos da região.

Posteriormente, na gestão da segunda diretoria, foi promovido o I Encontro Norte Mineiro de Cardiologia, também em parceria com a SMC. O evento, que teve intensa programação científica e cultural, foi a oportunidade para que uma pesquisa populacional de prevalência de hipertensão arterial e dosagem de colesterol fosse realizada. Os dados foram enviados para a SMC e fizeram parte de um levantamento estadual.

Assim como as outras Regionais, a Regional Norte iniciou uma sistematização de seu evento de educação continuada, promovido em parceria com a SMC. Desde 2019, o evento é chamado de Simpósio Regional Norte da SMC, sendo que em 2020 a realização foi virtual, por causa da Pandemia da Covid-19.

As campanhas de conscientização da população são feitas na Regional Norte desde 1996, sempre com o apoio da mídia e participação efetiva dos moradores.

Direção

Henderson Barbosa Pimenta

Diretor Presidente

Michella Assunção Roque

Diretor Científico

Gustavo Oliveira de Albuquerque

Diretor Administrativo